domingo, 25 de março de 2012

Prosperidade e Oração


Senhor,

Como podes ver eu estive afastado de escrever e de falar contigo pela Internet. Mas sabes que não me afastei de Ti. Na verdade, nem eu sei se me afastei de Ti, creio que não, apesar de saber que às vezes eu me sinto revoltado com as situações desta vida.
Não me canso de ler e me comparar ao personagem em Jó. Dizem que foi este o primeiro livro da Bíblia a ser escrito. Em um só dia tudo o que ele tinha lhe foi tirado, bens e família (menos a esposa).

Hoje vivemos num mundo ávido por prosperidade. Em todos os lados vemos as pessoas querendo e buscando ganhar mais dinheiro, ter mais posses, indo à igreja procurando riqueza. Somos educados assim desde pequenos, pressionados pelo mundo a ganharmos mais dinheiro. As pessoas que crescem em riqueza são consideradas bem-sucedidas e como modelo a se seguir, são invejadas, são temidas, são ouvidas, mandam na sociedade, às vezes fazem as regras da sociedade.
Do outro lado, multidões de pobres e de classe média querendo "subir de vida". Não há ninguém (quase) que diga "quero ganhar mais para dar mais".

Quando subimos um pouco na vida nossas atitudes em relação ao dinheiro mudam, nossos anseios mudam, tudo muda. Eu experimentei isso. Quando ganhava pouco, controlava tudo, nunca gastava mais do que possuía. Mas, quando um pouco mais de dinheiro começou a entrar, queria gastar mais, comprar mais, viajar mais.

Agora, eu sinto um pouco do que disse Jó: O senhor deu e o senhor tomou. Uma série de notícias ruins, uma atrás da outra, testando a minha alma e o meu amor por Deus. Quando penso que já recebi o bastante, vem mais outra notícia ruim. E me pergunto sempre "O que o Senhor quer me dizer?", "Por que está acontecendo isso?", "O que devo fazer?"

Fico juntando tudo o que posso para entender a vontade de Deus: O proprietário que pediu a casa de volta para vendê-la, meu salário que diminuiu, os negócios que não vão bem em nenhuma das áreas, a prosperidade que desapareceu faz tempo, uma oração ou algo que alguém disse, o tema de um sermão que ouvi, um amigo que fazia tempo não aparecia, a morte de algum conhecido, um pedido de favor de alguém...

Esperando a escola dominical ou o sermão de domingo para ver se alguma novidade se junta para compreender a vontade de Deus.

E hoje, lendo o Devocional, pedindo uma luz, me veio isso:


Many, LORD, are asking, 'Who will bring us prosperity?' Let the light of your face shine on us. Fill my heart with joy when their grain and new wine abound. In peace I will lie down and sleep, for you alone, LORD, make me dwell in safety.


Muitos dizem: Quem nos mostrará o bem? Levanta, Senhor, sobre nós a luz do teu rosto.   
Puseste no meu coração mais alegria do que a deles no tempo em que se lhes multiplicam o trigo e o vinho.   
Em paz me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança.   
O texto em inglês fala de prosperidade ao invés "do bem" na tradução para o português.
E isso se somou como um consolo para mim, me dizendo que posso descansar em paz e dormir porque a razão da minha segurança é o Senhor, e unicamente o Senhor.
Sim, eu sei que o Senhor está falando comigo e me ensinando a me desamarrar das coisas terrenas e a confiar no Senhor. Somente no Senhor.
O ponto de toda a discussão é que enquanto a paz não chega, as aflições nos assolam. Dia após dia preocupados com a conta do banco que não dá, com o salário que entra e se vai na mesma hora, com a pressão para comprar um casa para morar, com as vendas da empresa que não deslancham, com os negócios que não dão lucro. Tudo isso acaba com a saúde.
O texto fala de segurança. Que segurança é essa? A segurança é o sustento, a paz, a saúde, mas além disso, a segurança é a Salvação. Todo o resto é relativo. Dizer que se tem saúde nesse contexto, pode ser exatamente o que acontece comigo: não tenho saúde de uma pessoa normal por causa da polirradiculoneurite crônica, mas não sou incapacitado, vivo com dores, limitado, mas ainda tenho saúde "suficiente". Todas essas referências de segurança são relativas e vão acabar um dia, mas a salvação em Jesus não vai acabar. Esse momento de estar com Jesus é o melhor, livres de todas as aflições.
Em muito tenho sido afligido, por vontade de Deus. Ele pode tirar as aflições a qualquer momento, assim que desejar. É Ele quem permite que aconteçam.
E por que nos preocuparmos se Jesus diz para não nos afligirmos nem nos preocuparmos com o dia de amanhã, pois Deus sabe de todas as coisas de que precisamos? Por que nos afligirmos procurando a prosperidade? Deus não "promete" cuidar de nós? Será que cuidar também quer dizer nos tornar prósperos?

Pode ser que não. Pode ser que cuidar seja "salvar a nossa alma" de modo que o que acontece na Terra não tenha muito valor diante do que vai ser após a morte. Se Deus tem todo o poder em suas mãos, pode permitir que soframos e que depois recebamos a recompensa. Veja o que aconteceu com Jó: a ele Deus restituiu tudo em dobro. Mas e quando estava ele passando por todos aqueles sofrimentos? Quantas dores!
Habacuque também perguntou a Deus "até quando?".

Será que é murmuração minha? Acredito que não. Mesmo assim sinto-me revoltado com a situação. Não estou revoltado com Deus, pois sei que Seu plano é perfeito e que eu sou uma pequena parte dele. Sei que não entendo o porquê das coisas serem assim. Mesmo assim, continuo questionando Senhor e lhe pedindo que cesse de permitir a tribulação.

A oração "move a mão de Deus", como disse o REv. John Piper. Por isso é que devemos orar e orar e pedir e pedir que Deus tenha compaixão e nos conceda o livramento. Apesar de Deus saber de tudo Ele mesmo nos pede que oremos. A oração, um mistério, é necessária. Não há muito o que elocubrar, mas simplesmente obedecer e orar.
Mais do que antes eu reconheço isso. Sei que Ele sabe de tudo, sabe do que eu preciso, mas vejo tantas pessoas na Bíblia orando e pedindo. Quer mais do que o próprio Jesus? Sempre orava! Portanto nós também devemos orar, não?

Eu oro ao Senhor para me livrar de tantas coisas ruins que têm circundado minha vida e me pressionado.
Vem livrar-me Senhor.

Bendito seja o nome do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário