quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Acreditar em Deus?


Querido filho,

Existem mesmo vários motivos pelos quais as pessoas não querem acreditar em mim. Vou tentar ser bem simples nas explicações, mas algumas podem até ser um pouco mais técnicas.

1. Eles não querem acreditar.

Não querem acreditar? Você pode estar se perguntando. E eu digo: sim, não querem acreditar. Simplesmente as pessoas não querem acreditar, preferem seguir "o que o mundo diz". Não querem parecer tolas diante dos amigos ou conhecidos.
Hoje em dia, acreditar em quaquer coisa que necessite de um ser externo à própria pessoa, um ser ajudador, ou um ser maior que o próprio homem é sinônimo de fraqueza e de estupidez. A explicação para a existência de Deus virou uma coisa tão antiquada que é vergonhoso para algumas pessoas aceitar ou mesmo insinuar que possam acreditar num ser maior.
Mas, eu já disse lá em Romanos 1, através do meu servo Paulo, que as evidências para a minha existência estão em toda a parte e se alguém não acredita é porque escolheu não acreditar.
Portanto, eu comecei por esse argumento mesmo, quem não acredita é porque não quer mesmo acreditar.

2. Por causa do amor ao pecado.

Todos os argumentos estão entrelaçados e culminam na descrença. Mesmo assim vale a pena falar mais sobre cada um deles. Esse que apresento agora, o do amor ao pecado é simples: a pessoa ama tanto o pecado que não quer se desligar dele. Veja o caso do adultério, por exemplo. Eu sei que você tem um amigo que há anos tem uma amante e já teve outras antes e sai com muitas outras mulheres, mesmo sendo casado há mais de dez anos. Ora, o adultério não é só condenado pela Bíblia, a própria sociedade não aceita o adultério como uma prática normal. Você já imaginou como a sua mulher irá tratá-lo se descobrisse que você tem outra mulher há anos? Ela iria aceitar? Iria ficar feliz? Mais provável que não.
Esse seu amigo que tem outras mulheres ama essa vida, apesar de errada; ele não quer se desfazer dela, quer continuar com as suas outras mulheres, qualquer que seja o problema que tenha com a sua própria mulher. E assim com tantas outras pessoas que amam o pecado e preferem o pecado do que a liberdade, preferem o pecado às coisas de Deus. Simplesmente não querem se desligar da sua vida de pecado.
Eu sei que você tem outro amigo que na sua infância lhe disse que se ele começasse a acreditar em Jesus teria de parar de fazer muitas coisas erradas que ele gostava de fazer e que simplesmente não queria fazer isso. Ora, isso não é prova suficiente de que ele acreditava em Deus? Se não acreditasse não estaria preocupado; mas preferiu se enganar dizendo que Deus não existia para continuar pecando.
Quando as pessoas estão apaixonadas pelo pecado começam a inventar ou "encontrar" muitas justificativas para fazer o que fazem pois precisam amenizar a dor de uma consciência pesada. A pior dessas coisas é a distorção da verdade. Já que elas não suportam o peso da verdade sobre as suas falhas, elas inventam uma nova verdade, distorcendo até a Bíblia para acomodar a sua vontade. Eu explico. Imagine alguém que não que ir à igreja, por qualquer motivo que seja, essa pessoa se vira para você e diz: Eu não vou mais à igreja porque eu faço meu culto em casa mesmo; não importa onde eu esteja, Deus está comigo. Isso é sim verdade, mas não é para não ir à igreja, pois eu digo na minha palavra que as pessoas devem se reunir e congregar, estarem juntas umas das outras para que desfrutem do reino de Deus. Outra: alguém lê Paulo onde ele diz que devemos oferecer nossos corpos como sacrifícios vivos e então distorcem a Bíblia e convencem outras pessoas de que elas devem dar à igreja todo o seu salário, economias e bens para que Deus as abençoe. Nada disso! Ninguém precisa se sacrificar dessa maneira. Jesus já morreu por vocês; ele foi o sacrifício perfeito.

3. A questão da autoridade.

Quem não está sob a minha autoridade está sob a autoridade do mundo. E, em última análise, sob a autoridade de satanás. Essas pessoas não podem se libertar sozinhas do seu pecado e cultivam a falsa idéia de que podem fazer o que quiser. Isso não é verdade. Quando o homem caiu lá em Gênesis capítulo 3, o homem perdeu o livre arbítrio e está sempre sob a autoridade do pecado. Tudo o que ele pode fazer é pecar. O que eu quero dizer é que o pecado para esse tipo de pessoa é natural, não é algo que ela evite com todas as forças, ela sempre volta a pecar. Por isso, essa pessoa pode ter "lapsos" de justiça (a justiça humana é claro), mas sempre volta a pecar, pois não foi liberta do pecado. Por exemplo, alguém assim que desejar ter algo que é proibido (a isso chamamos "cobiça") nunca vai pensar que está pecando. Por exemplo, um homem que cobiçar a propriedade do outro vai ter esse pensamento em sua mente que pode vir e passar, mas ele não pensará que pecou, não pensará que precisa pedir perdão a mim, nem a ninguém, pois para ele esse sentimento não está sujeito ao julgamento moral de um ser superior. Ao passo que qualquer um dos meus filhos que se encontrar na mesma situação, logo será alertado pelo Espírito Santo que está pecando contra mim. Eu sou uma "entidade moral" que fornece o padrão mais alto possível. Além de mim não há ninguém para ser a referência da moral para a humanidade.
E assim...quem não está sob a minha autoridade não pode vir a mim.

Lembre-se também que eu peço que os meus filhos levem ao mundo a minha palavra, o evangelho de Jesus Cristos e assim possam sensibilizar os ouvidos dos que ainda não acreditam para que acreditem. Só através do ouvir da palavra é que alguém pode acreditar em mim. Veja a Bíblia em Romanos 10:14.

É disso que as pessoas precisam: acreditar!

Seu Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário